Quando começam as Inscrições do ENEM 2021?

Veja aqui quando começam as inscrições do Enem 2021! O Ministério da Educação (MEC) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) eventualmente não se manifestaram a respeito das datas do Enem 2021 – Exame Nacional do Ensino Médio. Contudo, com base nas edições anteriores, veja as prováveis datas do exame.

O Inep se manifestou através de uma coletiva, que na edição do Enem 2021 serão duas aplicações de provas, sendo uma digital e outra regular. Assim como nas edições anteriores, as provas deverão ser aplicadas nos dois primeiros domingos de outubro e novembro.

Cronograma Previsto para o Enem 2021

Calendário Data do Enem 2021

 

O edital do Enem 2021 será publicado no Diário Oficial da União (DOU) na primeira quinzena de março, pois os pedidos de isenções ocorrerão em abril. No documento, serão oficializadas todas as regras e datas oficiais desta edição.

Certamente será de extrema importância que todos os estudantes que pretendem participar das provas do Enem 2021 leiam atentamente o edital. Somente assim estarão por dentro de todos os detalhes e exigências da organização.

As inscrições do Enem 2021 deverão ter início no dia 10 de maio, uma segunda-feira. Caso a previsão esteja correta, os estudantes terão até às 23h59min da sexta-feira da semana seguinte, ou seja, dia 21, para se cadastrar.

Antes de mais nada, vale lembrando que a página de inscrição leva em conta o horário oficial de Brasília/DF. Assim, os estudantes das regiões com diferença de fuso-horário precisam ficar ainda mais atentos. Caso percam o prazo de inscrição, poderão participar apenas do Exame Nacional do Ensino Médio do próximo ano, ou seja, 2022.

Saiba como se inscrever no Enem 2021: Veja quais são os documentos exigidos

Ao acessar a página do participante do Enem 2021, disponível no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/, os candidatos devem ter em mãos o número do CPF – Cadastro de Pessoa Física.

Além do CPF, também é necessário informar os números do documento de identidade (RG – Registro Geral), data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone celular. Os dois últimos dados precisam ser atuais e de uso pessoal do participante.

Antes de concluir a inscrição, o candidato ainda precisa informar alguns dados familiares e escolares. Por fim, irá escolher o município que possui preferencia em fazer a prova do Enem 2021.

Estudantes de baixa renda ainda terão o direito de pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2021. O valor será informado através do edital, contudo, valor atual é de R$85,00. Para solicitar a isenção, basta preencher o formulário de declaração de carência no mês de abril, com data ainda a definir.

As provas do Enem 2021 terão 180 questões de múltipla escolha, divididas entre quatro áreas de conhecimento, que são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Caso o Inep permaneça com a mesma estrutura das outras edições, as duas primeiras áreas de conhecimento serão aplicadas no primeiro domingo, juntamente com a redação do Enem 2021. Por sua vez, as provas das duas últimas áreas de conhecimento acontecerão no segundo domingo.

Quem tem direito a isenção do Enem 2021?

Conforme a última edição, veja quem possui direito a isenção no Enem 2021:

  • Estudantes que estejam indo concluir no ano imediato o ensino médio. Serão aceitos somente aqueles que vão concluir em escola de rede pública, na qual a escola deverá estar declarada no Censo Escolar;
  • Candidatos que concluíram o ensino médio em escola de rede pública ou bolsista integral em escola de rede privada. Além disso, tenham renda per capita igual ou superior a um salário mínimo e meio;
  • Participantes de baixa renda na qual se declara vulnerabilidade socioeconômica. Deverão estar com o cadastrado no CadÚnico atualizado. O estudante deverá ser portador de renda familiar de até três salários mínimos ou aquela renda familiar per capita de meio salário.

Os estudantes que pretendem mandar bem nas provas do fim do ano, precisam começar a se preparar o quanto antes. Oferecemos a todos a apostila do Enem 2021 (clique para conhecer), um material que aborda todo o conteúdo das provas, incluindo a redação.

Conte com nosso apoio e boa sorte! Curta a página do Enem 2021 no Facebook ou o Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário