MATÉRIAS ENEM 2021

Matérias do Enem 2021. O Exame Nacional do Ensino Médio popularizado por ser uma das principais formas de ingresso no ensino superior. É um teste de conhecimentos, com questões baseadas nas matérias escolares que os estudantes aprenderam durante todo o ensino médio.

Apesar de todas as especulações as notas do Enem 2021 continuarão a ser a principal maneira de seleção nos programas que podem levar o estudante do ensino médio direto ao ensino superior. O SISU – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, são exemplos de programas que utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos.

A grande duvida a respeito das Matérias do Enem 2021 é o fato de que está sendo discutida a reforma do ensino médio. A proposta prevê que a carga horária de aulas sejam aumentadas e também que os estudantes tenham uma grade curricular fixa apenas na primeira metade do curso e na outra metade o estudante poderá escolher cursar matérias que influenciem diretamente na sua opção de curso superior.

O que estudar para o Enem 2021

Imagem Matérias do Enem 2021De acordo com o Ministério da Educação, o Enem 2021 permanecerá sendo utilizado como critério de avaliação do ensino médio. Assim sendo, aconselhamos que os estudantes estudem conforme as matérias da última etapa da educação brasileira. Desse modo, vamos apresentar alguns assuntos que eventualmente sempre estão sendo cobrados, esta analise foi feita com base nas outras edições.

Eventualmente não haja alteração na estrutura do exame, os temfas e matérias das provas do Enem serão:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias. Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas tecnologias. Matemática.

Antes de mais anda, vale lembrar que no Enem 2021 terá também a prova de Redação. Desse modo, o estudante deve através do tema optado pelo Inep, elaborar um texto dissertativo-argumentativo. Serão disponibilizados dois textos de apoio fornecidos pela organização do Exame. A prova de Redação terá peso fundamental na composição final da nota obtida.

Assuntos mais cobrados no Enem 2021

Imagem Provas do Enem 2021

  • Linguagens: Leitura e artes, leitura e interpretação de textos, variação linguística e gênero textual, estrutura textual e análise de discurso;
  • Inglês: Domínio lexical, leitura e interpretação de textos, cartuns, análise e interpretação de poemas e canções, tirinhas e charges, identificação da função do texto;
  • Espanhol: Semelhante aos assuntos cobrados em inglês;
  • História: , Brasil colônia, Idade contemporânea, movimentos sociais, Brasil império e História política;
  • Geografia: Meio ambiente, Geografia agrária, questões econômicas e globalização, geografia urbana, geopolítica;
  • Filosofia: Ética e política, natureza do conhecimento, democracia e cidadania, filosofia contemporânea, filosofia moderna;
  • Sociologia: Mundos do trabalho, ideologia, cultura e indústria cultural, meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa, cidadania;
  • Física: Mecânica, eletricidade e energia, ondulatória, termologia, óptica;
  • Química: Química geral, físico-química, química orgânica, meio ambiente, energia;
  • Humanidade e ambiente, citologia, histologia e fisiologia (animal e humana), fundamentos da ecologia, biotecnologia;
  • Matemática: Razão e proporção, Geometria, aritmética, escala, funções, porcentagem, gráficos e tabelas.

Antes de mais nada, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2021. Eventualmente tenha preferencia em acompanhar via Instagram, basta curtir a página Guia do Enem. Disponibilizamos um dos melhores matérias de estudos do Brasil, ótima em conteúdo e o melhor de tudo, você estuda em casa. Clique aqui e conheça a apostila digital do Enem.

Deixe um comentário