Inscrições e Provas do Enem 2021

Neste artigo vamos apresentar todas as informações sobre as inscrições e provas do Enem 2021. Conforme foi informado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira o Exame Nacional do Ensino Médio passará por uma fase de teste, onde será avaliado a aplicação do Enem digital. Contudo, os cadernos de prova ainda não serão totalmente descartado, pois serão disponibilizadas apenas algumas vagas para a aplicação piloto.

Eventualmente o Enem 2021 permanecerá sendo aplicado em dois dias. Além disso, o exame continuará sendo utilizado como critério de seleção para o ensino superior, basta se cadastrar nos seguintes programas:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada: Destinado a instituições públicas;
  • Prouni – Programa Universidade para Todos: Tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições públicas;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: Financiamento disponível para estudantes que queiram curar em instituições públicas.

Antes de mais nada, para poder participar dos programas, o estudante precisa tirar nota superior a zero na redação. Além disso, conseguir pontuação média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimentos.

Onde faço a inscrição para o Enem 2021?

O primeiro procedimento que os futuros participantes do Enem 2021 devem realizar é acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br e informar número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento. Certamente com os dados da Receita Federal, automaticamente o sistema preenche as demais informações pessoais como nacionalidade, nome da mãe, estado civil e entre outros. Os participantes deverão informar meios de contato como número de telefone fixo, número de telefone celular e endereço de e-mail. Nesta parte o que muda é o fato de que não é mais permitido que candidatos diferentes informem o mesmo endereço de e-mail, ou seja, deverá ser individual.

Além disso, no decorrer das inscrições do Enem 2021 os estudantes vão optar por uma língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), cidade na qual possui preferência em fazer a prova, situação de conclusão do ensino médio e por fim um questionário socioeconômico.  

Após a etapa de informações pessoais os participantes cadastrar uma senha pessoal de no mínimo seis e máximo de dez caracteres. A senha cadastrada será exigida nos processos de inscrição para participar do Prouni e Sisu, além de ser exigida para realizar a consulta ao resultado final do Exame. Aconselhamos então que os participantes guardem bem a senha cadastrada para participar do Enem 2021.

Os participantes que necessitam de atendimento especial ou especializado para realizar as provas do Exame, no ato da inscrição terão que informar qual o tipo de atendimento que necessitam o que vale também para os participantes que por motivo religioso sejam Guardadores do sábado. A opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) deve ser informada.

Provas do Enem 2021

Conforme foi informado pelo Inep, eventualmente o Enem 2021 avalia fazer duas aplicações, em datas distintas, agendadas previamente e também opcionais. Contudo, o exame passará por um modelo piloto, caso venha ter sucesso será utilizado nas demais edições.

Eventualmente as provas do Enem 2021 serão elaboradas com 180 questões divididas igualmente entre as seguintes áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

As questões são de múltiplas escolhas, onde possui opções de A até E, certamente somente uma estará correta. Antes de mais nada, vale lembrar que os estudantes vão elaborar uma redação dissertativa-argumentativa com o tema proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As área de Linguagens, redação e Ciências Humanas serão aplicadas no primeiro dia, já as demais no segundo dia.

Antes de mais nada, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem, assim ficará por dentro de todas as atualizações do Enem 2021. Por fim, não esqueça de nós avaliarmos através das estrelinhas abaixo, desde já obrigado e boa sorte.

 

Deixe um comentário