Como fazer a inscrição no Enem 2021

Inscrições do Enem 2021 começam em maio: Neste artigo vamos ensinar como fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Conforme edições anteriores, Em meados do mês de maio, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abrirá o período de inscrição do exame. Os cadastros serão realizadas exclusivamente via internet, na página do participante, no site oficial do próprio Inep.

As provas do Enem 2021 também deverão ser aplicadas em dois domingos consecutivos, assim como aconteceu pela primeira vez no ano de 2017. Desse modo, estudantes sabatistas, que guardam os sábados por convicção religiosa, podem fazer o Exame com maior tranquilidade, sem terem que passar por horas de confinamento até o sol se pôr. Conforme coletiva do MEC, o Enem 2021 contará também com a aplicação digital.

Quando serão abertas as inscrições do Enem 2021: Confira as principais datas do cronograma da próxima edição

DICAS DE ESTUDOS ENEM 2021O Inep deve divulgar o edital do Enem 2021 na segunda quinzena do mês de março. Com a divulgação do documento, todos teremos acesso às regras da próxima edição do Exame, bem como às datas oficiais.

Todavia, se nos basearmos em todos os últimos anos de prova, podemos fazer previsões precisas do cronograma do Enem 2021, visto que as datas costumam ser mantidas praticamente nos mesmos períodos dos meses.

O período de inscrições do Enem 2021 terá duas semanas de duração, acontecendo em maio. A previsão é de que seja aberto no dia 14 (segunda-feira) e encerrado às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 25 seguinte, uma sexta-feira.

Os estudantes que tiverem que pagar a taxa de inscrição do Enem 2021 terão um prazo máximo para tal, sob pena de desclassificação caso não efetue o pagamento. O Inep costuma deixar o vencimento do boleto para a semana seguinte ao término das inscrições.

A data das provas do Enem 2021 deve ser confirmada para o início de novembro, entre o primeiro e segundo turno das eleições que vão ocorrer no próximo ano. A expectativa é de que sejam escolhidos os dois primeiros domingos do penúltimo mês do ano, dias 04 e 11, respectivamente.

O gabarito oficial do Enem 2021 será divulgado até a quarta-feira da semana seguinte ao término das provas. Assim, caso o segundo domingo de provas realmente seja 11 de novembro, as respostas devem ser divulgadas pelo Inep até o dia 14 seguinte.

Por sua vez, o resultado individual do Enem 2021 será divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2019. Com as notas, os estudantes terão a oportunidade de se inscreverem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Veja onde e como fazer inscrição no Enem 2021

O único meio oficial para fazer inscrição no Enem 2021 será a página do participante, no portal do Inep, disponível no endereço https://enem.inep.gov.br/.

Para se inscrever, o estudante precisa ter em mãos os números do documento de identidade (RG – Registro Geral) e do CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de informações pessoais: nome completo, nome da mãe completo, endereço, e-mail, telefone, escolaridade.

Durante as inscrições, os candidatos devem escolher a cidade do local de prova do Enem 2021. Milhares de municípios de todos os estados brasileiros estarão disponíveis para a escolha.

Também é no ato da inscrição que o participante precisa informar qual a língua estrangeira de sua preferência (Inglês ou Espanhol) e se possui algum tipo de necessidade especial, requerendo atendimento diferenciado nos dias de prova.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2021 ainda não foi informado pelo Inep. A expectativa é de que não ultrapasse R$ 90,00. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas da rede pública serão automaticamente isentos do pagamento.

Candidatos de baixa renda, membros de famílias com necessidade financeira, poderão declarar carência no ato da inscrição, mediante preenchimento de um formulário específico, solicitando isenção no Enem 2021.

Na medida em que forem oficializadas informações a respeito da próxima edição do Exame, divulgaremos as notícias aqui em nosso site. Curta a página do Instagram Guia do Enem. Desde já, boa sorte a todos.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *